| Associação Académica de Coimbra

Realizou-se este sábado, dia 1 de fevereiro, em Odivelas o Campeonato Nacional de Cadetes 2014. A Académica esteve em destaque ao conquistar uma medalha de ouro por Francisco Mendes, uma de prata por Joana Antunes e duas de bronze por Filipa Sousa e Diogo Brites.

Francisco Mendes confirmou o seu bom momento de forma. O atleta da Briosa tinha conquistado no final do ano 2013 a medalha de ouro no Torneio Internacional Villa de Avilés e o Open de Lisboa de Cadetes. Na semana passada o jovem atleta venceu o Zonal de Cadetes que lhe deu acesso ao Campeonato Nacional do escalão. Francisco Mendes entrou bem e venceu quatro adversários acedendo assim à final da categoria. No derradeiro combate pela medalha de ouro o academista fez um combate exemplar conquistando o título nacional.

Joana Antunes também fez uma prova de bom nível. A jovem atleta da Académica venceu três combates de forma irrepreensível, alcançando a final da categoria. Na final a academista não conseguiu vencer a sua adversária, revalidando assim a medalha de prata que tinha alcançado em 2013.

Diogo Brites (-90 kg) alcançou a medalha de bronze. O academista entrou bem na competição vencendo o primeiro combate e ficando em segundo lugar da sua poule. Esta posição permitiu-lhe a passagem à meia final da prova. No combate de acesso à final o atleta da Briosa não se conseguiu superiorizar ao seu adversário, alcançando desta forma o terceiro lugar do pódio.
Filipa Sousa (-63 kg) alcançou igualmente a medalha de bronze. A jovem atleta da Académica, no seu primeiro ano de cadete, entrou bem ao vencer o seu primeiro combate. Nos quartos de final Filipa Sousa cedeu perante a sua adversária, sendo assim atirada para a repescagem. Nesta fase da prova a jovem academista venceu os três combates que realizou, inclusivamente o combate de acesso à medalha de bronze.

Participaram também João Marques (-60 kg) e Inês Sales (-57 kg) que, apesar de terem tido um bom desempenho, não se conseguiram classificar.

Os atletas foram acompanhados pelos treinadores João Abreu e Alain Massart.