| Associação Académica de Coimbra

Academista Catarina Costa campeã nacional, Francisco Mendes e Joana Antunes de prata e Maria Rodrigues de bronze
Realizou-se sábado, dia 1 de março, no Pinhal Novo, o Campeonato Nacional de Juniores 2014. Esta é a prova nacional mais importante deste escalão, servindo também de apuramento para as seleções nacionais.

A Académica esteve em destaque, sendo um dos clubes com mais medalhas nesta competição. O destaque vai para a jovem atleta Catarina Costa que, no seu primeiro ano júnior, sagra-se campeã nacional e para os ainda cadetes Francisco Mendes e Joana Antunes, que conquistaram a medalha de prata nas suas categorias, num escalão etário superior aos seus. Maria Rodrigues alcançou a medalha de bronze.

Catarina Costa (-44 kg) venceu todos os seus combates pela pontuação máxima – ippon. A jovem academista mostrou claramente superioridade, alcançando assim o título nacional de juniores.

Francisco Mendes (-55 kg), actual campeão nacional de cadetes, participou no nacional de juniores. O atleta da Académica esteve muito bem na prova ao fazer um percurso brilhante até à final. No derradeiro encontro não conseguiu impor o seu judo, cedendo para o seu adversário. Sagra-se vice-campeão nacional júnior.

Joana Antunes (-52 kg), actual vice-campeã nacional de cadetes, participou igualmente nesta prova e com um resultado muito bom. A academista alcançou a final da prova onde fez um bom combate, mas não conseguiu levar de vencido o encontro. Repete assim o feito do campeonato nacional de cadetes, conquistando agora a prata nos juniores.
Na mesma categoria, -52 kg, Maria Rodrigues teve um bom desempenho, perdendo apenas com a atleta que se sagraria campeã nacional. A judoca da Briosa regressou às competições após uma paragem por lesão contraída no Campeonato da Europa Universitário. Alcançou a medalha de bronze.
De realçar ainda as participações de Ana Marques (-63 kg) que alcançou um honroso 5º lugar, tendo estado a disputar as medalhas por duas vezes e também João Marques (-60 kg) que, sendo ainda cadete, alcançou um 7º lugar no nacional de juniores.
Participaram também António Valentim (-66 kg) e Diogo Brites (-90 kg) que apesar de terem realizado bons combates, não se conseguiram classificar.

Os atletas da Académica preparam agora a participação na Taça da Europa de Juniores que se vai realizar nos dias 15 e 16 de março em Coimbra.

A acompanhar os atletas no Campeonato Nacional de Juniores estiveram os treinadores João Abreu e Hugo Ângelo.