| Associação Académica de Coimbra

Realizou-se este domingo em Odivelas, a primeira edição dos Masters da Federação Portuguesa de Judo. Só tiveram acesso a esta competição os atletas medalhados no Campeonato Nacional do ano anterior e os atletas com maior pontuação no ranking nacional de seniores.

Da participação da Briosa os destaques vão para a medalha de prata conquistada por Hugo Ângelo (+100 kg) e a medalha de bronze de Pedro Cruz (-100 kg). Destaque também para a atleta Ana Sousa (-57 kg) que esteve até ao fim a disputar os combates de atribuição da medalha de ouro.

Hugo Ângelo, atual vice-campeão europeu universitário, vice-campeão nacional de seniores e campeão nacional universitário, entrou em prova com intenções de conquistar o lugar mais alto do pódio. O atleta da Académica teve um bom desempenho no decorrer da prova que lhe deu o acesso à final da competição. No derradeiro combate, Hugo não se conseguiu superiorizar ao oponente, classificando-se assim em segundo lugar.

Ana Sousa, atual tricampeã nacional de seniores (-52 kg), competiu na categoria de peso superior, -57 kg. Ainda assim a academista fez uma prova de bom nível com bons combates na final com a medalha de ouro à melhor de três combates. Ana Sousa entrou bem e venceu o primeiro combate da final por yuko. No segundo combate a atleta da Briosa cedeu perante a sua oponente pela vantagem mínima e no derradeiro embate não conseguiu conquistar a vitória e a consequente medalha de ouro.

O academista Pedro Cruz este em destaque ao conquistar a medalha de bronze na categoria de -100 kg. O judoca da Académica seria eliminado da meia final, restando-lhe assim a disputa pelo 3º lugar. No combate de atribuição pela medalha de bronze, Pedro Cruz venceu o seu oponente, alcançando assim um lugar no pódio.

Hugo Ângelo e Pedro Cruz partem esta segunda-feira para Goa (Índia) onde vão disputar os Jogos da Lusofonia 2014. Os atletas foram convocados pela Federação Portuguesa de Judo para representarem Portugal nesta competição.
Participaram também no Masters FPJ os jovens atletas Eduardo Silva (-66 kg) e Antoine Massart (-73 kg) que, apesar de terem feito bons combates, não conseguiram alcançar um lugar no pódio.