| Associação Académica de Coimbra

Realizou-se este sábado, dia 23 de novembro, em Odivelas a prova rainha do Judo nacional, o Campeonato Nacional de Seniores.

A Associação Académica de Coimbra alcançou mais uma vez os lugares cimeiros da tabela de medalhas. O destaque vai para a atleta Ana Sousa que se sagrou campeã nacional pelo terceiro ano consecutivo na categoria -52 kg. A atleta da Briosa venceu a sua pool ao derrotar três adversárias, alcançando a meia-final da prova. No combate de acesso à final a academista não facilitou, vencendo assim a sua oponente. Na final, Ana Sousa entrou bem no combate dominando-o desde o início e, a meio do tempo regulamentar, marcou a pontuação máxima do Judo – ippon – para arrecadar a terceira medalha de ouro consecutiva e a quarta da sua carreira no campeonato nacional de seniores.

No sector masculino, o atleta da Académica Hugo Ângelo (+100 kg) encerrou brilhantemente esta época que tem sido um sucesso. O academista começou o ano por alcançar o título nacional universitário, carimbado assim o passaporte para o Campeonato da Europa Universitário que se realizou em Coimbra. No Europeu Universitário Hugo Ângelo sagrou-se vice-campeão e agora alcançou a medalha de prata no campeonato nacional. O atleta da Briosa fez uma boa campanha na sua pool, alcançando a meia-final da competição. No combate de acesso à final o academista venceu de forma clara o seu adversário. No derradeiro combate o Hugo bateu-se bem perante um forte oponente, mas não se conseguiu superiorizar, sagrando-se assim vice-campeão nacional de seniores.
Eunice Santos (-57 kg) esteve também muito perto das medalhas, mas apesar da sua entrega não conseguiu alcançar o pódio, classificando-se num honroso 5º lugar.

Participaram também os atletas Antoine Massart (-73 kg) e Joana Cesário (-57 kg) que, embora tenham feito bons combates, não se conseguiram classificar nas suas categorias.
A acompanhar os atletas estiveram os treinadores da Académica João Abreu e Alain Massart.