| Associação Académica de Coimbra

Na próxima quinta-feira,dia 31 de Outubro, o Ciclo de Cinema ’20 Anos de Cinema Poruguês’ regressa ao Mini-auditório Salgado Zenha pelas 22horas.

A sessão será dedicada aos documentários sobre o panorama musical em Coimbra sendo exibidos os filmes Filhos do Tédio e Breve História do Rock de Coimbra de Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda e Rockumentário de Sandra Castiço.

Após a exibição dos filmes terá lugar a Master Session ‘As bandas dos anos 90 em Coimbra’, moderado por Fausto da Silva e contará com a presença de Carlos Dias, Victor Torpedo e Tracy Vandal.

A entrada é gratuita.

Filhos do Tédio
Sinopse: Esta é a história de uma das exportações mais famosas de Coimbra, os Tédio Boys. Primeiros do género com visibilidade e, mais do que outra etiqueta, atitude.
Mostraram uma forma de estar na vida partilhada por um grupo de indivíduos: noite, exageros, divertimento, criatividade, música e mudaram a paisagem da cidade desde a sua aparição.
Mais, foram os primeiros a exigir o seu lugar numa cidade dominada pela Universidade e por adultos. Por isso, foram sujeitos a reacções que vale a pena analisar.
A hora de reflexão sobre o fenómeno mais curioso da década passada em Coimbra nunca poderá chegar a um juízo definitivo que saiba catalogar com precisão o trabalho e a influência da banda.
Este documentário dá conta da realidade nesse período de transição focando-se nos seus momentos chave.

Rockumentário 
Sinopse: Kaló, Filipe, Calhau e André personificam o rock’n’roll que define os Bunnyranch, uma das mais estimulantes bandas portuguesas, surgida do contexto rock’n’roll que caracteriza Coimbra.
Com apenas 4 anos de vida, um Ep e um Lp lançados contam já com actuações em Espanha, Holanda, Inglaterra e por todo o país.
O seu som incaracterístico e explosivo aliado à sua postura em palco são uma das marcas da banda. É acompanhando os quatro de perto, na sua relação com os amigos, a música e a cidade, que nos apercebemos que é a sua atitude, carisma e estilo de vida peculiar que os distingue, fazendo deles uma banda tão promissora. Os Bunnyranch parecem imparáveis, no entanto algo vai acontecer que mudará a banda para sempre.

Breve História do Rock de Coimbra de Rodrigo Lacerda e Rita Alcaire (2010)
Trabalho que relata a produção musical rock na cidade de Coimbra, assim como os espaços associados a esta nas décadas de 1980 e 1990. Realizado para a 4º Gala da Rede Universidade de Coimbra.