| Associação Académica de Coimbra

Fundado em 1958, por um grupo de jovens estudantes da academia de Coimbra, dos quais se destacam Rui Emílio Vilar e Mário Silva, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), á a mais antiga instituição nacional dedicada à promoção da arte contemporânea. É um organismo autónomo da Academia de Coimbra, com autonomia artística e administrativa, sendo uma associação cultural sem fins lucrativos, reconhecida de manifesto interesse cultural pelo Estado português, que pretende sensibilizar e interessar o público para a Arte Contemporânea e a Cultura.

Tem como objectivos nucleares a promoção e difusão das artes visuais, cativando públicos para a arte contemporânea, proporcionar um conhecimento alargado dos panoramas artísticos contemporâneos, suas componentes e narrativas, fomentando o gosto pela fruição artística e promover exposições de arte contemporânea e actividades de animação cultural pluridisciplinares.
O CAPC é o lugar onde sempre se domiciliaram as vanguardas artísticas portuguesas das décadas 70, 80, 90 até à contemporaneidade e constitui um pólo de produção e difusão artística contemporânea, considerado como um importante centro de arte independente do país. Sediado na região centro de Portugal onde concentra a sua actividade: na realização de exposições de arte contemporânea que dão uma particular atenção à produção artística emergente, na produção e edição de documentação artística, na difusão e discussão de matérias contemporâneas, visando criar um público informado e participativo.
O CAPC, com funcionamento diário e permanente realizado em dois núcleos distintos – Círculo Sede e Círculo Sereia, onde oferece um conjunto diversificado de actividades, que vão desde a realização de exposições de arte contemporânea, até à realização de programas de colóquios, conferências, debates, programas de cinema e vídeo. Promove ações específicas, integradas em programas pedagógicos próprios, nos quais se incluem programas de visitas guiadas e comunicações.
Com acervo significativo, destaca-se a coleção CAPC de arte contemporânea, que vem sendo construída com particular insistência a partir de 1992.
O CAPC é nos dias de hoje um destacado produtor de uma nova geração de artistas cujas ações constituem referências incontornáveis na arte contemporânea portuguesa.

Horário:
Terça a Sábado – 14h às 18h.
Fechado : Domingo, Segunda, Feriados e Agosto

Localização:
Círculo Sereia: Piso – 2 da Casa Municipal da Cultura, 3000-401 Coimbra
Círculo Sede: Rua Castro Matoso, No 18, 3000-104 Coimbra

Contato:
239 821 670
capc.geral@gmail.com

Site