| Associação Académica de Coimbra

O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra – Magnum Concilium Veteranorum – é uma assembleia constituída exclusivamente por veteranos, em número mínimo de 9, e reúne mediante um “Convocatio” a afixar na porta principal da A.A.C. e na porta da sala Sr. Xico,com pelo menos 8horas de antecedência, devendo esta ser escrita em latim “macarrónico” e assinada pelo Dux Veteranorum. Se após 60 minutos da hora marcada para a reunião do Conselho de Veteranos, não houver quorum, esta fica adiada por 24 horas. As deliberações tomadas são tornadas públicas em “Decretus”, também escrito em latim “macarrónico” e assinado pelo Dux Veteranorum, assim como pelos veteranos presentes na reunião do Conselho de Veteranos.
O Conselho de Veteranos é o órgão supremo da Sociedade Académica, retendo simultaneamente poder executivo e legislativo. É, teoricamente, fonte de toda a autoridade académica, pois é nele que se concentra todo o poder de decisão e interpretação da PRAXE ACADÉMICA da UNIVERSIDADE de COIMBRA. Tem também a função de órgão de recurso, sempre que se verifique algum atropelo na aplicação da Praxe.
Ao Conselho de Veteranos compete tomar todas as decisões relacionadas com a PRAXE, que achar oportunas e aconselháveis, legislando nos casos omissos. O Conselho de Veteranos é presidido pelo Dux Veteranorum, a quem também compete presidir a todos os movimentos académicos que visem salvaguardar o prestígio da PRAXE.

Localização:
Edifício Associação Académica de Coimbra
Rua Padre António Vieira
Sala Sr. Xico
3000-315 Coimbra

Contato:
cveteranos@gmail.com
239 410 409