| Associação Académica de Coimbra

A Fan-Farra Académica de Coimbra foi fundada a 7 de Novembro de 1987 e é, por assim dizer, um dos organismos musicais dos FANS – Falange de Apoio Negro – antiga claque universitária da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol (AAC/OAF).
O surgimento desta tuna universitária ficou a dever-se à necessidade que os FANS sentiam, aquando das suas deslocações acompanhando as diversas equipas da AAC, em divulgar e mostrar a tradição Académica/Coimbrã, já que fora dos recintos desportivos, o convívio com as gentes dessas localidades acabava quase sempre à volta de uma mesa cantando e bebendo uns copos. Os Fan-Farrões – os elementos da Fan-Farra – são estudantes universitários em Coimbra e, como tal, trajam a tradicional Capa e Batina, que já levaram por todo o continente português, Açores, Madeira, Espanha, França, Alemanha, Canadá e Macau.
A Fan-Farra Académica de Coimbra é uma tuna que apenas toca originais e editou o seu primeiro disco em 1993 – Trovador – tornando-se na primeira tuna a gravar um CD apenas com originais. O caminho percorrido até aqui criou grandes responsabilidades e fez com que novos projectos fossem delineados de modo a proporcionar às gerações vindouras de estudantes universitários, mais um espaço de convívio, de troca de experiências, de um conhecimento mais profundo da Academia. Em Maio de 1997, culminando um período de intenso trabalho na busca de novos rumos musicais, é lançado um segundo trabalho discográfico – FANtasias. “Capa e Batina” foi o nome dado ao terceiro CD em 2007. Este último CD representa o último trabalho discográfico até aos dias recentes.