| Associação Académica de Coimbra

A festa dos novos estudantes de Coimbra tem início marcado para a próxima quinta-feira, dia 17, na Praça da Canção. As sete Noites de Parque destacam-se pela grande participação de bandas portuguesas pelo valor de 30 euros, o mais baixo praticado desde sempre.

Após a venda de 1500 bilhetes gerais a 25 euros, a venda volta a estar disponível, desta vez a 30 euros, na Associação Académica de Coimbra (hoje, dia 9, a partir das 14 horas e, a partir de amanhã, das 10 às 22 horas) e nas Cantinas dos Pólos II e III, Faculdade de Letras e de Economia (a partir de amanhã, das 10 às 17 horas).

Os portugueses Dj Ride, Quinta do Bill e Quim Barreiros e o alemão Cosmo Klein são alguns dos nomes que restavam anunciar pela Comissão Organizadora, representada na conferência de imprensa pelo presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Ricardo Morgado, e os responsáveis da administração e tesouraria, Rui Brandão e Luís Lobo, respetivamente.

Ricardo Morgado apresentou mais uma edição da Festa das Latas 2013 (FL 2013) que marca o mês de outubro e a cidade de Coimbra. “É uma festa para os novos estudantes do Ensino Superior de Coimbra, mas também para a nossa cidade. Sabemos como este evento é importante para Coimbra e o contributo que é para a nossa economia”, anuncia. A edição deste ano propõe um protocolo solidário, em que “estabeleceu-se um valor mínimo de donativo para o convite geral e para o convite pontual que as pessoas terão de pagar quando forem fazer o seu levantamento”, explica Ricardo Morgado. O donativo será entregue posteriormente ao Fundo Solidário do Estudante. “Tentámos apelar à participação do estudante baixando o preço dos bilhetes e agora queremos que a festa continue a ajudar, desta vez, na continuidade dos estudantes no Ensino Superior”, defendeu o presidente.

O administrador da DG/AAC, Rui Brandão, aproveitou a ocasião para esclarecer as decisões efetuadas na elaboração do orçamento da FL2013. “Optámos pela redução no valor da despesa total da FL, o que não implicou a redução na qualidade das condições do recinto nas Noites de Parque. Apesar desta redução, continuámos a apostar na qualidade e na diversidade de todas as atividades da Festa”, afirmou Rui Brandão. O dirigente acrescentou que “foi introduzido um ponto inovador, resultado da parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa e com a Proteção Civil de Coimbra, que irá disponibilizar, pela primeira vez, um posto médico avançado no dia do Cortejo dos Grelados, de forma a garantir a segurança de todos os estudantes”.

Por fim, Luís Lobo, tesoureiro da DG/AAC, apresentou os nomes dos artistas que vão atuar no Parque da Canção, com grande destaque dos nomes portugueses, completando assim o cartaz das bandas da FL2013. “Queríamos construir o cartaz mais barato dos últimos dez anos, mas mantendo sempre a qualidade que caracteriza a Festa das Latas”, anuncia. “Para além da participação habitual dos grupos e tunas da AAC e da UC, demos também oportunidades a bandas recém-formadas, maioritariamente de Coimbra que vão abrir as Noites de Parque”.

A Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2013 tem data marcada entre os próximos dias 17 e 23 de outubro, na Praça da Canção.