| Associação Académica de Coimbra

A Secção de Karaté da Associação Académica de Coimbra, foi fundada em 1974 por um grupo de estudantes da Academia. Desde a sua fundação, teve como referência o Karatê-Dô Shotokan (do regulamento interno) e ao falarmos de Shotokan, à época, entende-se Japan Karate Association-JKA, que, após tumultuosas agitações no seu seio, ficaram como principais referências Gichin Funakoshi e Masatoshi Nakayama (fundadores da JKA).
Até 1977 a secção teve pouca relevância no plano nacional, estatuto somente adquirido a partir dessa data com a contratação do Mestre José Arlindo Lemos e a colaboração de José Melo, protagonistas que não podemos deixar de referir, pela mais-valia técnica, bem como nos destinos ideológicos preconizados pelos grandes Mestres. Actualmente conta com cerca de 60 praticantes regulares, com três sessões de treino diários e cinco classes, desde os iniciados infantis aos graduados adultos. A formação, o lazer e a competição são os seus principais objectivos, tendo sempre presente a sua componente educativa e formativa “do carácter do ser humano”.
A secção recebe gratuitamente jovens de instituições de cariz social (Lar São Francisco de Assis), participa em férias desportivas para jovens (Coimbra, Figueira da Foz, etc.), organiza provas desportivas (Taça Cidade de Coimbra, Queima das Fitas, Festa das Latas, Torneio Universitário, Campeonatos da Federação e da Liga Shotokan), estágios, cursos nacionais e internacionais (1997/99) Mestre Keinosuke Enoeda, (1998) Mestre Minoro Kawawada, Mestre Ilia Yorga, Mestre José Ramos, bem como demonstrações públicas (Casa do Povo de Oliveira do Hospital, Câmara Municipal de Coimbra, Penela, Pombal, etc.) e acções que enriquecem e dinamizam o panorama desportivo da Cidade e a região de Coimbra.
No plano competitivo, a secção tem um vasto conjunto de títulos de campeões nacionais, conseguido ao longo dos anos, nos torneios, campeonatos nacionais e internacionais, com destaque para os títulos de vice-campeão europeu EAKF, Rui Diz (Sanderland – 1987) vice campeões europeus equipas (Milão – 1989), campeões por equipas do torneio europeu em Pau (França 1988), finalistas do campeonato europeu por equipas feminino em St. Pollten (Áustria 1997), campeões individuais (Augusto Patrício) e equipas do torneio Ibérico em Jaen (Espanha-2002) e campeão europeu júnior (Chipre-2002).
Atualmente, no âmbito da competição, a secção tem vindo a desenvolver um programa de trabalho com os escalões mais jovens, para dar resposta a médio e longo prazo, às actuais exigências competitivas.
A secção é sócia fundadora da Associação Portuguesa de Karaté Shotokan (APKS ou APK-SHO), está filiada na Liga Portuguesa de Karaté Shotokan (LPKS) e na Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNK-P). Pratica o estilo SHOTOKAN dos Mestres Gichin FUNAKOSHI e Masatoshi NAKAYAMA.