| Associação Académica de Coimbra

O Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra é uma estrutura representativa dos, aproximadamente, 3000 estudantes de Direito da Universidade de Coimbra – da Licenciatura, passando pelos diversos cursos de Mestrado e de Doutoramento.
O NED/AAC foi fundado há 15 anos, no ano de 2000, dando forma a estruturas inominadas que vinham, sem corpo organizatório estável, dando voz a algumas preocupações dos estudantes de Direito da FDUC – as comissões de curso e, no ano lectivo de 1999/2000, a comissão instaladora.
Desde o seu nascimento, tem-se observado um crescimento exponencial das suas áreas de abrangência e de modos de aproximação aos estudantes. Actualmente o NED/AAC ramifica-se, além dos tradicionais pelouros da Pedagogia e das Saídas Profissionais, em Relações Externas, Gabinete de Apoio ao Estudante (GAPE), Desporto, Cultura, Gabinete Comunicação e Imagem, Recreativo, Relações Internacionais e Formação.
Aberto todos os dias úteis, das 10 horas às 18 horas, o NED/AAC presta apoio directo aos estudantes através de ferramentas como Banco de Exames, Banco de Legislação, Banco de Manuais, Guia das Unidades Curriculares isoladas e venda de Códigos; tem promovido inúmeras actividades com objectivo de complementaridade quer da formação curricular (Cursos de Propriedade Intelectual e de Direito da Concorrência, Julgamentos in loco, Recursos no Processo Civil, etc.), quer da formação extracurricular (visitas aos museus da cidade, debates político-ideológicos) dos alunos de Direito.
Ao longo dos anos o NED/AAC tem alcançado inúmeras conquistas, dando resposta às mais prementes preocupações dos estudantes, como por exemplo, o direito a critérios de correcção, a mostra de provas, prazos mais justos entre exames (orais e escritos) e, mais recentemente, através da sensibilização aos docentes, o aumento do número de unidades curriculares com regime de avaliação repartida.
Além disso tem estimulado a aproximação ao mercado de trabalho e aos futuros empregadores, auxiliando também na transição entre ciclos de estudos – nomeadamente com a Feira de Mestrados, com o ProIus (feira de emprego), com as Sessões de Esclarecimentos da Ordem dos Advogados, o Fórum de Políticas de Emprego e o Guia das Saídas Profissionais. Por fim, é ainda de salientar a recente edição da primeira Revista Jurídica feita inteiramente de estudantes para estudantes, a Doctrina Nova, à venda por todo o país.