| Associação Académica de Coimbra

O Pelouro da Pedagogia assume-se como embaixador de três grandes objetivos.

Primeiramente, garante a linha de defesa da frente para melhores condições de Ensino na UC, procurando assegurar aos Estudantes uma Universidade de excelência, à semelhança da sua história.

De facto, o seu trabalho compreende grande proximidade com os sócios, representantes pedagógicos, Provedor de Estudante, Conselhos Pedagógicos e Reitoria da Universidade. Desta forma, evita que o percurso académico de qualquer Estudante seja impedido ou dificultado por questões de ordem pedagógica, bem como pugna por um Ensino Superior de qualidade, ímpar no panorama nacional e internacional.

Efetivamente, este trabalho plural, nos dois panoramas, internacional e nacional, conta-se como outro grande objetivo do Pelouro da Pedagogia. Nestes quadrantes, deve continuar-se  a focar na garantia de qualidade do Ensino Superior, dando clara prioridade à UC. Neste âmbito, é necessário que se acompanhe as discussões nas diversas organizações nacionais e internacionais, como a European Student’s Union (ESU), o Fórum Académico para a Informação e Representação Externa (FAIRe), a Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), a European University Association (EUA), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), o Encontro Nacional de Académicas (ENA), o Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (ENDA) e a Assembleia da República e que se observe um esforço de reaproximação da AAC com estas, bem como uma internacionalização da Universidade de Coimbra.

Por fim, as atuais competências específicas dos Núcleos de Estudantes do domínio da Pedagogia reivindicam o reforçado acompanhamento dessas matérias nos Departamentos e Faculdades. Assim, cabe ao pelouro gerir e reforçar a rede pedagógica da AAC, afirmando-a como mecanismo preferencial na reivindicação de melhores recursos de aprendizagem.

 

Para um contacto direto com o pelouro da pedagogia, deixa-nos as tuas dúvidas e questões! (x)

 

Maria Carolina Oliveira
João Pedro Martins
pedagogia@academica.pt