| Associação Académica de Coimbra

A Secção de Radiomodelismo foi criada a 18 de Dezembro de 1991 pelo Presidente da DG/AAC Emídio Guerreiro. Foram sua primeira direção os seguintes elementos: Virgílio Caseiro  (Presidente), Carlos Lobo (Vice-Presidente), António Macedo (Tesoureiro).
Tem instalações desportivas no Estádio Universitário, Mini – Autódromo para a prática do Radiomodelismo, onde funcionam também alguns dos serviços administrativos da Secção.
Ainda no ano de 1991, a Secção inscreveu-se na então provisória Federação Portuguesa de Radiomodelismo Automóvel, tendo vindo ininterruptamente desde essa data a organizar provas desportivas de âmbito académico, regional, nacional e internacional. A Secção é sócia fundadora da atual federação(FEPRA).
Todos os anos tem organizado provas integradas no Campeonato Nacional da modalidade de Todo-o-Terreno, escala 1/8 TT, tendo mesmo sido escolhida, em 1993, pela Federação Portuguesa, para organizar o respetivo Campeonato Europeu.
A International Federation of Model Auto Racing atribui à Secção de Radiomodelismo da AAC a organização do VIII Campeonato do Mundo de 1/8 T.T, que foi realizado com sucesso no Estádio Universitário, merecendo das entidades internacionais, a nível organizativo, uma classificação de 9,8 numa pontuação de 0 a 10.
Em 2000, a pista de TT dá lugar ao atual miniautódromo de velocidade onde em 2001 é organizado uma prova a contar para o campeonato da Europa na escala 1/8 pista.
Todos os anos temos atletas que representam Portugal nas várias provas internacionais através da FEPRA.

Resultados Desportivos:
11 Campeonatos Regionais individuais
36 Campeonatos Nacionais Individuais
20 Participações em finais de Campeonatos Europeus e Mundiais
1 Campeão Europeu
8 Títulos de Campeões Regionais por equipes
18 Títulos de Campeões Nacionais por equipes
24 Taças de Portugal
Prémio Prestígio Salgado Zenha (Virgilio Caseiro)
Prémio Dirigente do Ano Salgado Zenha (Carlos Lobo)
Prémio Dirigente do ano Diário as Beiras (Carlos Lobo)
Secção do Ano em 1998
Atleta do Ano – Miguel Matias

radiomodelismo2

Local de Treinos:
Mini Autódromo Situado no Estádio Universitário

Contato:
pista.aac@gmail.com