| Associação Académica de Coimbra

Em 1936 o Dr. José Maria Antunes começa a juntar uma rapaziada e a dar os primeiros passos na modalidade.
Para incentivar essa implantação faz-se na Queima das Fitas de 1937 um jogo de demonstração no campo de St.ª Cruz entre duas equipas de Lisboa (Veterinária e Comercial) que a primeira vence por 6-3.
O jogo começa a ter adeptos e praticantes.
Forma-se uma equipa, treina-se e… no dia 6 de Maio de 1940, no campo do Arnado (em Coimbra), durante os jogos desportivos universitários a Associação Académica de Coimbra joga a final com a Universidade Técnica de Lisboa perdendo por 6-3. É num jogo realizado em Coimbra (campo do Arnado) no dia 2 de Junho de 1942 que a AAC ganha o seu primeiro jogo, vencendo Lisboa por 8-0.
E assim acaba o primeiro período de Rugby da AAC.
Após alguns anos de interregno vem estudar para Coimbra (54-55) António Sá Lima. Com ele se iniciou a restauração do Rugby e se estrutura a Secção que se mantém até hoje.
A Secção de Rugby filia-se em 55/56 na A.R.L (Associação de Rugby de Lisboa) já que ainda não existia a F.P.R. (Federação Portuguesa de Rugby), que só aparece em 57/58 e disputa em Coimbra a final do primeiro Campeonato de Portugal (se assim se pode chamar), defrontando o C.F.”Os Belenenses” e perdendo por 40-0.
Como sócio fundador, filia-se em 57/58 na F.P.R. e vai disputando vários campeonatos federados e universitários.
Em 17 de Março de 1960 disputa em Coimbra (Estádio Municipal) o seu primeiro jogo internacional defrontando a equipa inglesa de St. John College de Oxford, perdendo por 48-0.
Passa-se a jogar e a treinar no novo Estádio Universitário e inaugura-se o campo no dia 3 de Março de 1963 com uma vitória sobre o Futebol Benfica por 18-0. Nesse ano, em Maio, recebe e vence os campeões de Espanha, a Escola Superior de Arquitectura de Madrid por 6-3.
O jogo ganha raízes profundas e em 1970 pela mão de Manuel Costa ganhamos o primeiro título, o Torneio de Abertura.
No dia 2 de Junho de 1974, a Académica ganha em Coimbra ao S.L. Benfica por 15-12 conquistando pela primeira vez a Taça de Portugal.
O primeiro título de Campeão Nacional Sénior da 1ª Divisão aparece em 76/77 e volta a conquistar o título dois anos depois, 78/79.
Após a conquista das Taças de Portugal de 94/95 e 95/96 e o segundo lugar no campeonato de 94/95, a Associação Académica de Coimbra conquistou na época de 1996/97 o seu 3º Campeonato Nacional da 1ª Divisão a Supertaça – Festival 5 de Outubro, a Taça Primavera, a Taça de Portugal e a Taça Ibérica, feito histórico, uma vez que jamais alguma equipa portuguesa o conseguiu…
Nas 7 épocas seguintes, a secção de rugby, apesar de não ter conquistado qualquer título ao nível do escalão sénior, conquistou inúmeros campeonatos pelos seus escalões de formação: iniciados, juvenis, e com especial destaque para a conquista do campeonato da equipa Júnior na época 99/00, já que na altura, era o único escalão pelo qual a AAC ainda não tinha sido campeã nacional.
Há a registar que o único título em faltava no palmarés da secção é a Taça de Portugal de Juniores, competição em que fomos finalistas inúmeras vezes, sem nunca termos tido conseguido porém trazer a taça para Coimbra, feito esse conseguido na época de 2007/08.
Na época de 2003/2004, a AAC conquistou o seu 4º título nacional, num campeonato disputadíssimo, decidido na última jornada, na Tapada da Ajuda, frente ao Agronomia.
Os últimos títulos conquistados no escalão sénior foram o Campeonato Nacional da 1ª Divisão e o Circuito nacional de 7’s na época de 2006/07.