| Associação Académica de Coimbra

Incentivados pelos presidentes da DG AAC, Humberto Martins e posteriormente Victor Hugo Salgado, um grupo de estudantes em colaboração com profissionais da fotografia organizaram-se e elaboraram um projecto para a criação de uma Secção de Fotografia na AAC.

Em 2005, designados por Grupo de Fotografia, uma equipa auxiliada pelo fotógrafo Paulo Abrantes realizou diversas actividades e desenvolveu interessantes parcerias com as sucessivas Direcções Gerais. Também nesta fase foi fundamental o impulso da Comissão Executiva do Conselho Cultural.

Este grupo de trabalho apresentou regularmente actividades sendo que em Novembro de 2006, por unanimidade, o Conselho Cultural da AAC reconheceu a Pró_Secção de Fotografia.

Motivados por este reconhecimento a Pro-Secção trabalhou com ainda mais vigor e, em Dezembro de 2007, o Conselho Cultural da AAC vota favoravelmente a criação da Secção de Fotografia, sendo esta a 16ª secção cultural da AAC, colmatando desta forma a ausência da arte fotográfica dentro da Associação Académica de Coimbra.

A Secção de Fotografia da AAC foi distinguida como Secção do Ano, nas Galas António Luís Gomes 2009 e 2010, prémio para a Secção que mais se distinguiu das outras Secções na sua actividade regular. Em 2011, o Prémio Formação distinguiu as actividades formativas da Secção de Fotografia AAC.

A Secção de Fotografia AAC, pela sua contínua inclusão da formação nas suas actividades anuais e pelo contributo que tem dado no ensino da fotografia, nomeadamente no processo digital através de reconhecidos eventos pedagógicos, foi convidada a fazer parte da CT174 – Comissão Técnica de Fotografia 2015.

Localização:
Edifício da Associação Académica de Coimbra

Contato:
sfotografia.aac@gmail.com

 

Twitter

Site