| Associação Académica de Coimbra

No dia 23 de fevereiro de 1965, foi fundada a Secção Filatélica da AAC por um grupo de estudantes universitários que tinham em comum o facto de serem filatelistas, passando a funcionar a título provisório, dada a ausência de um espaço próprio, na sala de Reuniões da DG/ AAC. Os seus primeiros diretores foram Luís Francisco Augusto, Paulo Proença e Américo Borges.

Nos primeiros tempos de existência, a Secção funcionou também com um setor de numismática e com outro de filumenismo, entretanto desaparecidos.
Em 1967, surgia o primeiro número do Boletim Filatélico, que foi a nossa primeira publicação literária. A primeira atividade de vulto realizada foi a Exposição Filatélica e Filumenística Estudantes Universitários em 1967.
Em 1969, a Secção organizou a VII Exposição Filatélica Nacional – AEMIPEX 69, que logrou alcançar um êxito retumbante, e constituí o principal motivo de orgulho deste historial. Os CTT emitiram um carimbo comemorativo para cada dia do certame, perfazendo um total de 8 carimbos. Nesse mesmo ano de 1969, a Secção Filatélica e a Secção de Fotografia da altura foram as únicas secções culturais (a par de algumas desportivas) que estiveram na base do início da luta estudantil, conhecida como Crise de 69.
Diversas mostras filatélicas foram sendo realizadas ao longo dos tempos.
Em 1977, foi fundado o Clube de Colecionadores de Carimbos Comemorativos (C.C.C.C.), que é atualmente o único clube da especialidade em Portugal, possuindo um vasto stock de carimbos emitidos nas últimas décadas. Este feito marca o início de um período de bastante dinâmica e criatividade na história da Secção.
Em 1982, surgia o primeiro número da revista “Cábula Filatélica”, publicação que se mantém até aos dias de hoje, com alguns períodos de interrupção. Esta revista já ganhou diversos prémios em exposições realizadas no país e no exterior, entre os quais salientamos a Medalha de Prata obtida na “Lubrapex 84″, bem como na “Lubrapex 82″ no Brasil e na exposição internacional “Miladost 84″, na Bulgária.
Nesse ano, foi ainda publicado o “Catálogo de Carimbos Comemorativos de Portugal Continental e Ilhas (1977-1981)”. Foram editados ainda o Catálogo de Carimbos Comemorativos de Portugal (1982 – 1998) e o Catálogo de Carimbos Comemorativos de Portugal (1999 – 2004).
Em 2007 realizou o seu 1º leilão filatélico.
Hoje, a Secção Filatélica, com um número total de mais de um milhar sócios, mantém regularmente um conjunto de iniciativas que levam a todo o país e ao estrangeiro o nome da AAC, da Universidade de Coimbra e da Cidade de Coimbra. Entre essas iniciativas devem destacar-se então as já referidas mostras filatélicas, a revista “Cábula Filatélica”, intercâmbios com clubes filatélicos nacionais e estrangeiros, estímulo ao coleccionismo filatélico, sessões de trocas filatélicas, etc.
A Secção Filatélica tem assento na Federação Portuguesa de Filatelia, fazendo parte dos seus órgãos sociais ao longo da história, e alguns dos nossos associados já foram premiados em exposições do maior prestígio internacional.

Localização:
Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra
Apartado 1094 – EC Santa Cruz
3000-501 Coimbra

Contato:
filatelica@academica.pt
leilao_sfaac@sapo.pt
239 410 404

Site

Blog