| Associação Académica de Coimbra

É em Novembro de 2000 que se inicia esta aventura: juntar alunas de Medicina e Medicina Dentária da ilustre Universidade de Coimbra, amantes da música e com queda para se divertirem sem esforço, num mesmo espaço de partilha de experiências, alegrias e tristezas, acordes e notas soltas… Assim foi!
A 6 de Dezembro de 2001 decorreu a apresentação oficial, na gala de lançamento do CD “Por ti”, da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente. Foi nesta cerimónia que esta Tuna nos apadrinhou, afirmando os laços de amizade e admiração mútuos, que existem, perduram e nos fazem crescer.
Desde essa altura contámos com atuações espalhadas pelo nosso Portugal continental, Região Autónoma dos Açores, e mesmo no estrangeiro! Participando em Festivais de Tunas Femininas, nacionais e internacionais, arrecadando prémios como Melhor Tuna, Melhor Original, Melhor Porta-Estandarte, Melhor Pandeireta, Melhor Instrumental, Melhor Passe Calles e Tuna Mais Tuna. Fomos convidadas também para animação de festas populares, atividades culturais e de solidariedade social, nomeadamente, no âmbito do Projecto NEM Solidário (do Núcleo de Estudantes de Medicina da U.C.), Congressos e Simpósios Médicos, espalhando a boa disposição e a bela música Coimbrã!
No dia 1 de Dezembro de 2010 decorreu o tão esperado Lançamento do 1º Álbum de Originais da TFMUC intitulado “Era uma vez…”. E, contamos já com a realização de três festivais, o nosso “Panaceia”, Festival de Tunas Femininas que com tanto orgulho organizamos. Contamos também com quatro digressões de verão por terras algarvias e, este verão, por toda a Europa, espalhando a tradição e música Coimbrã.
Continuamos incansavelmente a criar, treinar, aperfeiçoar e apresentar, sem o auxílio de profissionais, temas originais, surgidos de tantas memórias e vivências que cada uma guarda em si.
É importantíssimo também reconhecer que este nosso trabalho dá frutos, pois contamos actualmente com cerca de 50 activas, e outras tantas Antigas Tunas oriundas dos cursos de Medicina e Medicina Dentária, e que é nossa responsabilidade continuar a cativar assim estas jovens estudantes para que também elas, um dia, passem o testemunho da alegria e experiência única que é ser espectáculo, representar a Academia, ser Tuna, e gritar orgulhosamente T-T-T-T-T é TFMUC!!!

Localização:
Faculdade de Medicina da UC, Rua Larga, 3004-504 Coimbra

Site