| Associação Académica de Coimbra

Vai fazer cerca de um ano que a organização do festival por ocasião da apresentação da sua XIX edição referia que estava na “vã esperança, de que o presente momento que vivemos, não seja o último do festival e do cinema português e, seja o início de uma nova época”. Um ano depois vimos, por este meio, informar que constrangimento de ordem financeira vieram inviabilizar a realização da XX edição como inicialmente estava planeada para 15 a 23 de novembro de 2013.

É com profundo pesar que tomamos a decisão de pospor a XX edição dos Caminhos do Cinema Português para novembro de 2014, mas estamos convictos que, com este adiamento, conseguiremos estar à altura das expectativas que o evento gerou no passado nos nossos públicos e nos criadores portugueses. Entre os diversos constrangimentos financeiros sentidos, sejam estes derivados da falta de financiamento público, ou da falta de um tecido empresarial conimbricense reconhecedor do mérito de alguns projetos culturais, não podemos deixar de referir que esta decisão de adiar a realização do evento, foi tomada de forma refletida, ponderada e com a salvaguarda que o festival Caminhos do Cinema Português poder-se-á realizar de futuro com o grau de exigência a que habituámos os nossos públicos e parceiros.

Nesta ocasião gostaríamos igualmente de partilhar a nossa desilusão, mas acima de tudo a nossa incredibilidade, por um lado para com a falta de palcos na cidade de Coimbra, capazes de acolher este evento, por outro para com posicionamentos que incutiriam aumentos de custos superiores a 400%, a uma já reduzida organização, na utilização daquele que era por tradição o palco maior do festival.

Salientamos igualmente que as mais marcantes atividades paralelas do festival serão realizadas. Destacamos entre outras, o Curso de Cinema “Cinemalogia 3 – Da Ideia ao Filme” que irá decorrer com 23 módulos entre 30 de novembro de 2013 e 8 de junho 2014, para além disso, terá o público da região centro hipótese de revisitar o que de melhor se fez nos últimos vinte anos de Cinema Português, todas as Quintas-feiras no Mini-Auditório Salgado Zenha de 26 de setembro a 5 de junho.

Gostávamos ainda de agradecer a todos aqueles, que de forma direta e indireta nos ajudaram neste processo de decisão, mas acima de tudo nos manifestaram a sua solidariedade, apoio e convicção que em 2014 estaremos de volta.
Por agora, um até já!