| Associação Académica de Coimbra

Corria o ano de 1989 quando na Cidade de Coimbra nasceram AS FANS, no seio da Falange de Apoio Negro – FAN – a claque universitária de apoio à Académica. Tendo-se assim formado a primeira Tuna Feminina da cidade de Coimbra e a segunda mais antiga do país.

Atualmente, são cerca de quarenta jovens, alunas dos mais variados cursos da Academia de Coimbra. Estas jovens formam um grupo de amigas que assume com particular empenho e prazer, o espírito e a irreverência tão próprios da Academia de Coimbra.

Este conceituado grupo é presença habitual, desde o seu nascimento, em todas as actividades de índole cultural, especialmente musical, da Associação Académica de Coimbra, nomeadamente nos Saraus Académicos e de Gala, nas conhecidas noites do parque das respectivas festas e ainda em diversos Festivais de Tunas Nacionais e Internacionais, onde têm a honra de ser distinguidas com diversos prémios.

Para além de já terem percorrido, o país de Norte a Sul, bem como os arquipélagos dos Açores e da Madeira, estreiam-se internacionalmente no ano de 2000 na Alemanha.

Desde então já apresentaram em vários países da Europa o seu vasto reportório musical, são exemplos a Itália, Espanha e França. Têm animado arraiais e romarias, espectáculos de solidariedade, destacando com especial carinho as actuações directamente ligadas à AAC-OAF.

Foram, desta forma, o gosto, a vontade e a motivação que as levaram a embarcar, em 1998, num projecto que traduz um sonho antigo: a gravação do primeiro CD de originais, Sonho a Preto e Branco – repertório que conta e canta Coimbra, as suas Gentes e Tradições.

Ensaios:
Todas as segundas e quartas às 21h30 na casa branca junto ao lago dos jardins da AAC

Localização:
Associação Académica de Coimbra, Rua Padre António Vieira 3000-315 Coimbra

Contato:
(+351) 913 188 283
asfans@hotmail.com

Facebook