| Associação Académica de Coimbra

As diversas manifestações da cultura popular constituem, por excelência, o momento em que um povo fala lealmente de si, o momento onde um povo se revela na sua maneira de ser própria.

Enraizado nesta consciência, o Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) é fundado como Organismo Autónomo da Associação Académica de Coimbra em 1966, tendo desenvolvido desde aí um exaustivo trabalho de recolha, tratamento e divulgação das manifestações tradicionais.
O GEFAC utiliza as manifestações populares numa perspectiva criativa, principalmente nos ajustamentos aos aspectos cénicos, que permitem produzir um espectáculo globalizante, não tanto empenhado em demarcar regiões, mas sim em acentuar o sentir que provocou o aparecimento das manifestações.
Os espectáculos gerais realizados pelo grupo (como “Você está aqui”) são exemplo do tipo de espectáculos que se têm vindo a fazer ao longo de mais de 40 anos de actividade. Realmente, neste esforço de divulgação, o GEFAC já apresentou cerca de 800 espectáculos, quer no país quer no estrangeiro, bem como várias gravações para algumas televisões europeias.
Desenvolvemos actividade nas áreas da música, dança e teatro.
De momento encontramo-nos a preparar um novo espectáculo de Tocata (“Ombro a Ombro”), relacionado com o Canto Alentejano. No teatro temos em exibição o espectáculo “Amor Desgarrado” e temos ainda um espectáculo geral “Manhã” em ensaio, que reúne num só espectáculo as nossas três áreas de desenvolvimento de actividade.

Localização:
Paços da Academia, 3000-115 Coimbra. Portugal

Contato:
+351 239 826 094
gefac.uc@gmail.com