| Associação Académica de Coimbra

A Secção de Natação / Triatlo da Associação Académica de Coimbra (SNAAC) é uma instituição desportiva de utilidade pública com uma grande tradição no âmbito da natação.
Ao nível competitivo a equipa de natação está envolvida em cerca de 50 competições, regionais, nacionais e internacionais, desde os cadetes aos seniores, sendo também a melhor equipa nacional tanto no sector masculino, como feminino, no escalão Master.
Seguindo uma grande tradição desportiva, iniciada em 1935 com a criação desta Secção, conta com cerca de 200 atletas federados em todos os escalões. Ao nível dos resultados destacamos a participação de dois atletas no campeonato da Europa de juniores nos últimos anos e a detenção de vários recordes regionais e nacionais.
Ao nível da formação, a natação da AAC proporciona na presente época desportiva o ensino da natação a cerca de três dezenas de escolas e colégios da região de Coimbra, servindo ainda uma população de cerca de 1000 utentes, nas piscinas Rui Abreu, Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra e Piscina Luís Lopes da Conceição, sendo que os Estudantes universitários usufruem condições especiais.
A AAC está a relançar a modalidade de polo aquático, criando uma escola de formação e competindo na 2ª Divisão com a sua equipa Sénior Masculina.
A Secção de Natação da Associação Académica de Coimbra realiza há 25 anos o Meeting Internacional Cidade de Coimbra, considerado nas suas últimas 5 edições o melhor Meeting Internacional efectuado em Portugal, sendo reconhecido pela Federação Portuguesa de Natação e pela Liga Europeia de Natação como uma prova de referência do panorama internacional.
Este Meeting tem sido uma prioridade para atletas de todo o mundo estando sistematicamente presentes atletas Olímpicos, Recordistas Mundiais, Medalhados Olímpicos, Recordistas e Campeões Pan-Americanos e Vencedores da Taça do Mundo.
Quanto às modalidades de Triatlo/Duatlo/Aquatlo o Clube relançou a modalidade como alternativa desportiva, da AAC a toda a população coimbrã e amante das modalidades de endurance; Entendemos que como Secção de Natação somos os que estamos mais bem preparados para responder às inúmeras solicitações que nos têm sido postas pelos “Triatletas” da cidade e da sua Academia, bem como da Federação Triatlo de Portugal e da Câmara Municipal de Coimbra. Assim, entendeu a Direcção Geral da AAC, delegar na Secção de Natação a seu pedido a criação desta resposta: O clube de triatlo de Coimbra é a Associação Académica de Coimbra, de forma a poder dar resposta também à sua população Universitária (aprox. 21.000 estudantes). Pelo que foi criada uma escola de formação de Triatlo/Duatlo/Aquatlo, para todas as idades, assim como uma equipa de competição de Triatlo/Duatlo/Aquatlo, que tem como figura de topo o atleta José Estrangeiro que foi Campeão Europeu.